28 abril 2010

O trabalhar de Deus

Vida

Assim não fostes vós que me enviastes para cá, senão Deus, que me tem posto por pai de Faraó, e por senhor de toda a sua casa, e como regente em toda a terra do Egito. (Gênesis 45:8)



Muitas vezes não compreendemos o trabalhar de Deus em nossas vidas nem no mundo que nos cerca. Mas, devemos entender que os caminhos dEle são maiores que os nossos caminhos e que Seus pensamentos maiores que os nossos pensamentos (Isaías 55:8-9).
Por causa dessa não compreensão da grandeza do trabalhar de Deus muitas vezes chegamos a duvidar do amor de Deus, duvidamos se as suas promessas para nossa vida se cumprirão, e tantas outras coisas, simplesmente por falta de entendimento. Devemos a partir de agora entender que o trabalhar de Deus às vezes parece loucura, mas Deus está fazendo tudo da maneira certa, se a nossa maneira de agir entra em confronto com a maneira de Deus devemos rever nossas atitudes.

Veremos agora o exemplo de José, onde sua prisão levou-o ao governo do Egito. No começo, pelo olhar materialista tudo está dando errado, mas como é Deus quem faz a obra em nossas vidas, no final tudo dará certo:

José era filho de Jacó e Raquel (Gênesis 30:22-24). De todos os seus irmãos, José foi o mais amado por seu pai (Gênesis 37:3). Por causa desse amor do seu pai para com José ele era odiado por todos os seus irmãos (Gênesis 37:8), era também invejado (Gênesis 37:11). Por não suportarem José, seus irmãos tramaram contra ele (Gênesis 37:18) para o matar (Gênesis 37:20). Foi vendido para ser escravo por 20 siclos de prata (Gênesis 37:28) dez ciclos a menos do preço de um escravo comum.
Depois José foi comprado por Potifar, oficial do Faraó(Gênesis 39:1), a mulher de Potifar o acusou de tentativa de estupro e o seu marido jogou José na prisão (Gênesis 39:17-20).
Na prisão José conhece o padeiro e o copeiro do Faraó que haviam sido presos, estes dois numa noite têm um sonho, e José interpreta esses sonhos, para o padeiro ele diz que ele seria enforcado, e para o copeiro ele diz que ele seria restituído ao seu cargo em três dias, ambas as interpretações ocorrem como dito por José (Gênesis 40).
Dois anos após isso o Faraó tem um sonho que nenhum sábio do Egito pode interpretar, nesse momento o copeiro lembra-se de José, Faraó manda o chamar para que ele interprete o seu sonho, José interpreta o sonho do Faraó que o coloca como governador do Egito. (Gênesis 41)

José tinha tudo para desistir, mas essa não foi sua atitude, ele sabia que o Deus que o fez sonhar o abençoaria. E Ele o abençoou.
José, o menino odiado por seus irmãos, mas escolhido por Deus, vendido com escravo, separado dos seus costumes, da sua terra, se tornou o governador do Egito, por jamais ter abandonado o Senhor e ter confiado n'Ele. E como governador José teve a oportunidade de salvar o seu povo da fome trazendo-os para a terra de Gósen, no Egito(Gênesis 42-47).
Na vida de José aos olhos humanos tudo parecia destruído, parecia que não haveria mais jeito, mas o trabalhar era de Deus, Ele usou José para salvar o Seu povo da fome e da morte.
Por Renato Silva Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails